Introdução ao Bridge

QUE ESTÓRIA É ESSA DE BRIDGE?

O bridge é um jogo muito popular em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, e sua penetração em outros países não para de crescer. Uma exceção no cenário mundial é a América do Sul; e uma exceção ainda maior na América do Sul é o Brasil. Aqui, ninguém sabe o que é bridge. E o bridge é um jogo muito barato – depende apenas de baralhos, papel e lápis – e por isso é muito atraente para pessoas em todas as condições sociais, idades, e momentos da vida.

Jogo bridge desde minha adolescência. Já li dúzias e dúzias de livros de bridge, e tenho uma enorme coleção de revistas de bridge. Sei muito bem que é impossível jogar bridge bem sem uma boa base teórica. E sei também que a falta de material teórico em português é uma das principais razões para a obscuridade deste jogo em nossas terras.

Foi para acabar com este problema que eu pensei neste blog. Aqui, você vai encontrar lições teóricas de carteio e de ataque em bridge, que vão além das informações sumárias que você consegue em enciclopédias de jogos, ou mesmo em cursos de bridge ministrados nos poucos clubes do Brasil. As lições são extraídas e traduzidas de livros clássicos (escritos em inglês) sobre o tema.

POR ONDE COMEÇAR?

Se você não sabe o que é o bridge, seu primeiro passo é encontrar algum lugar que lhe ensine as regras básicas. O melhor lugar para isso são os clubes de bridge (ver links na barra ao lado). Se você não tem acesso a clubes de bridge em sua cidade, o melhor material disponível (infelizmente, em inglês), é o programa da Liga Americana (ACBL), chamado “Learn to Play Bridge”.

Se você já conhece o bridge, mesmo que de forma bastante parcial e vaga, então este site é para você.

Facebook Comments